Avenida Raja Gabaglia, 1400 - 3° andar - Gutierrez - Belo Horizonte / MG 31 3654-4895

4 Tipos de Projetos de Engenharia Civil

Gostou? compartilhe!

4 Tipos de Projetos de Engenharia Civil

A engenharia civil é um dos empregos mais antigos do mundo. A engenharia civil lida com a construção, projeto e manutenção de um ambiente físico. Isso inclui estruturas como aeroportos, estradas, pontes, represas, esgotos, ferrovias e muito mais. Como você pode ver, um engenheiro civil tem um impacto nas coisas que usamos todos os dias e nos arredores. Como tal, escrevemos um pouco sobre quatro dos principais de projetos de engenharia civil, que a Conceito Engenharia trabalha e pode te ajudar.

Quais são os diferentes ramos da engenharia civil?

Os quatro tipos de projetos de engenharia civil são projeto de prevenção e combate à incêndio, estrutural, arquitetônico e elétrico. Cada um desses projetos requer amplo conhecimento de matemática, mecânica e física, além da capacidade de resolver problemas de forma criativa.

Projeto de Prevenção e Combate à Incêndio

Toda edificação que tenha uma alta circulação de pessoas precisa ter o projeto de combate e prevenção ao incêndio. Esse projeto é criado e assinado por um profissional especializado para a atividade e deve obedecer às normas de segurança estabelecidas na lei. Só um profissional capacitado saberá elaborar o projeto de forma segura e apoiado nas exigências tanto do Corpo de Bombeiros como da legislação em geral. O objetivo de um projeto preventivo contra incêndio é fazer com que o local seja o mais seguro possível. Dessa forma, o projeto visa prevenir de todas as formas possíveis os riscos de incêndio e acidentes.

Projeto Estrutural

Analisar e projetar a construção de pontes, torres, edifícios, barragens e muito mais é o trabalho de um engenheiro estrutural. Essas estruturas precisam ser construídas de maneira a torná-las seguras, sustentáveis, econômicas e um tanto agradáveisaos olhos. Assim como a engenharia de construção e gerenciamento, a engenharia estrutural usa matemática e física para fazer o trabalho. Usando matemática e física, os engenheiros podem ver se todas as partes do projeto têm força suficiente para suportar cargas, determinar a vida útil das estruturas e ver se a estrutura é estável. Dos 4 tipos de projetos de engenharia civil, a engenharia estrutural desempenha o maior papel no design e seleção de materiais para um projeto.

Projeto Arquitetônico

1 – SEGURANÇA

É o item mais importante, segundo os entrevistados. Ter alguém para se responsabilizar por todo o processo e contar com mão de obra especializada são atributos que validam a importância de um projeto arquitetônico.

2 – CONFORTO

Outra característica que mostra a importância de um projeto arquitetônico. Ter um projeto como guia, além de um profissional coordenando todo o processo é vital para quem contrata um arquiteto.

3 – CUSTO-BENEFÍCIO

Um projeto arquitetônico bem feito evita erros, desperdício de materiais e dinheiro, resultando em um ótimo custo-benefício.

Projeto Elétrico

Ao optar por construir uma casa, você descobrirá que é necessário investimento para que saia tudo como você sempre quis, e assim, você tenha a casa dos seus sonhos. O projeto elétrico é um desses investimentos que você deverá fazer, para que tenha certeza que tudo em seu projeto está em harmonia e bem planejado. Com ele, você terá a certeza de que poderá utilizar de forma normal e segura todos os equipamentos elétricos e eletrônicos da sua casa sem medo de que ocorra algum problema com sua rede elétrica. Ao abrir mão desse investimento, você colocará em risco sua família e os eletrodomésticos de sua casa, pois com o dimensionamento de carga incorreto os mesmos poderão queimar e causar grandes transtornos, algo que com o projeto elétrico, será previsto e corretamente dimensionado para que não ocorra.

Em quais tipos de projetos os engenheiros civis trabalham?

Análise ou projeto padrão

Em um projeto padrão de análise ou design, os engenheiros civis escrevem relatórios e criam alguns desenhos para o projeto. Embora nem sempre sejam solicitados, os engenheiros civis podem ir além e elaborar mais de uma idéia. Isso significa que pode haver uma discussão adequada sobre qual design ou idéia é mais adequado para o projeto e por quê. Exemplos desse tipo de projeto são os principais projetos hídricos, a análise da capacidade das rodovias e a melhoria da drenagem de tempestades. Dos quatro tipos de projetos de engenharia civil, a engenharia estrutural se enquadrava mais nessa categoria.

Desenvolvendo Novas Soluções

Em um projeto sobre o desenvolvimento de novas soluções, você precisa entender qual é o problema inicial, escrever uma proposta sobre como resolvê-lo, testá-la e verificar se o problema foi resolvido.

Conclusão

A engenharia civil construiu muitas das estruturas que vemos todos os dias. Pontes, estradas, represas, ferrovias, rodovias e muito mais foram criadas por engenheiros civis. Dizer que eles têm um enorme impacto em nossas vidas seria um eufemismo. Existem muitos tipos de projetos de engenharia civil, mas cada um tem um papel importante a desempenhar. Sem esses projetos, nossa sociedade não chegaria nem perto de ser tão avançada quanto agora. Para saber mais ou caso tenha interesse em contratar algum desses serviços, comente no final da página ou nos mande um email!



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial CONCEITO www.conceitoprojetos.com Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×