Avenida Raja Gabaglia, 1400 - 3° andar - Gutierrez - Belo Horizonte / MG 31 3654-4895

Como a sustentabilidade afetou o mundo da engenharia civil?

Gostou? compartilhe!

Como a sustentabilidade afetou o mundo da engenharia civil?

Muitas empresas estão se conscientizando a cada dia sobre a importância do meio ambiente, e o mundo da engenharia civil não é diferente.

Aqui, veremos como e por que o mundo da ‘engenharia verde cresceu nos últimos anos e como os Engenheiros Civis e o setor de Construção Técnica como um todo responderam ao aumento da responsabilidade ambiental e às pressões por maior sustentabilidade.

Novas regras e regulamentos

Existe uma crescente conscientização mundial, apoiada por pesquisas científicas, das pegadas de carbono e das emissões de CO2 – e o efeito que elas estão causando no meio ambiente.

As Nações Unidas estabeleceram Metas e Metas de Desenvolvimento Sustentável destinadas a proteger o mundo ao nosso redor, enquanto países individuais estabeleceram seus próprios objetivos.

Até 2050, o governo do Reino Unido pretende reduzir as emissões de carbono em pelo menos 80%, em comparação com o valor de referência do país em 1990, de 592,1 milhões de toneladas de dióxido de carbono. No entanto, é importante perceber que essa é uma meta de linha de base doméstica e exclui as emissões da aviação internacional e do transporte internacional.

Historicamente, os projetos de construção contribuem significativamente para o uso de recursos e a poluição ambiental, mas com avanços nos estudos, a engenharia e uma conscientização maior para reduzir a omissão de carbono têm sido a maneira como a indústria da construção faz sua parte para ajudar a cumprir o Plano de Crescimento Verde.

As Instituições de Engenheiros Civis reconheceram o papel que o setor pode desempenhar na construção de um futuro mais sustentável para o planeta. Também enfatizaram a importância de empresas individuais colaborarem para garantir que as metas verdes sejam alcançadas.

Usando mais recursos sustentáveis

Então, o que está sendo feito para tornar a engenharia civil mais sustentável?

As empresas de construção civil estão usando materiais mais ecológicos, como madeira, que é efetivamente neutra em carbono, e lã de ovelha, cada vez mais usada para fins de isolamento, em vez de uma alternativa fabricada.

Em outros casos, o uso de produtos artificiais, como areia fabricada, pode ser uma alternativa mais ecológica, em vez de extraí-la dos rios e transportá-la por longas distâncias. A reciclagem de materiais que seriam destinados a aterros sanitários é outra maneira de reduzir as emissões de CO2.

Até projetos de arranha-céus podem ser mais sustentáveis. Eles podem se tornar muito mais eficientes em termos de energia, com suas próprias fontes de energia – por exemplo, o Bahrain World Trade Center, possui três geradores de turbinas eólicas incorporados nos dois arranha-céus interligados. (foto)

 

As empresas podem usar componentes pré-fabricados que são fabricados fora do local em um ambiente controlado. Isso ajuda a reduzir o tempo gasto no canteiro de obras, reduzindo o ruído e as emissões de CO2.

Mudando as práticas de trabalho

A engenharia verde também envolve estar mais consciente e reduzir as emissões durante o processo; por exemplo, com o uso de instalações e máquinas. Um método para conseguir isso é adquirir materiais localmente, o que reduzirá as distâncias de transporte.

As soluções de engenharia ecológica não precisam ser mais caras que as práticas convencionais. Pode haver um aumento de custos a curto prazo, mas isso pode ser recuperado a longo prazo usando energia renovável de fontes como células fotovoltaicas.

Projetos Renováveis

A engenharia verde também pode se referir a projetos de energia renovável que trarão benefícios de longo prazo ao meio ambiente. Isso inclui o aproveitamento de energia das ondas e das marés – parques eólicos costeiros e offshore também se enquadram nessa categoria.

Os parques eólicos atualmente em desenvolvimento incluem o Walney Extension no Mar da Irlanda (que incluirá 90 turbinas) e o Parque Eólico Rampion no Canal, cujas 116 turbinas poderão abastecer mais de 300.000 casas anualmente.

Outro setor crescente de engenharia verde é a biomassa, que envolve a criação de energia pela queima de madeira ou outra matéria orgânica. No Reino Unido, está em andamento um projeto para construir uma usina de biomassa de £ 160 milhões em Sandwich, Kent, que poderá fornecer energia para 50.000 casas.

Os engenheiros civis têm a tarefa de encontrar soluções complexas para a crescente necessidade de projetos sustentáveise ambientalmente conscientes.

 

 



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial CONCEITO www.conceitoprojetos.com Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×