Avenida Raja Gabaglia, 1400 - 3° andar - Gutierrez - Belo Horizonte / MG 31 3654-4895

Projeto Hidrossanitário: O que é?

Gostou? compartilhe!

Projeto Hidrossanitário: O que é?

Precisa de projeto hidrossanitário para sua obra em Belo Horizonte e região (Contagem, Betim, Santa Luzia, Lagoa Santa, Vespasiano, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Ibirité)? Saiba mais sobre isso na matéria abaixo: 

 

Em todos os tipos de obras e construções, deve-se pensar em tudo sempre. Um projeto mal feito pode ocasionar uma enorme dor de cabeça ao proprietário e atrapalhar muito a vida dos frequentadores do local. Um dos elementos mais importantes de uma obra é o projeto hidrossanitário que, como o nome diz (hidro = água; sanitário = relativo à saúde), diz respeito a toda a ligação da casa ao recebimento de água do município e sua liberação para a rua. Mas o que é exatamente um projeto hidrossanitário? 

 

O que compõe um projeto hidrossanitário?

Consiste em fazer com que você receba água tratada, quente e fria, em seu imóvel, além de calcular os locais e os tamanhos das tubulações para envio de dejetos para a tubulação da rua, e também a drenagem da água da chuva para fora. Todas essas quatro partes (água fria, água quente, projeto sanitário e drenagem pluvial), devem ser pensadas de forma que não atrapalhem o projeto arquitetônico do edifício e nem uns aos outros, por exemplo, a drenagem da água da chuva ser despejada no esgoto, que é errado. 

 

Um projeto hidrossanitário bem feito dimensiona o tamanho certo para a tubulação que escoa o esgoto e a água da maneira mais apropriada. Também calcula o tamanho ideal da caixa d água, que muitas vezes não é considerado de acordo com a demanda de moradores e usuários do edifício, e acaba gerando necessidade de trocas posteriormente. 

 

O projeto de água fria precisa ser separado das instalações de água quente, que levam a caixa d água para um boiler, que ferve a água. De lá ele se mistura à água fria um pouco antes de chegar nos chuveiros e torneiras.   

 

O projeto sanitário precisa levar o plano arquitetônico do local em conta para a instalação das tubulações, com uma inclinação que faça com que a gravidade escoe os dejetos por elas. Além disso, ele determina a localização de ralos, caixas de gordura, caixas de passagem e filtros, essenciais para um bom resultado na obra.

 

Por fim, o projeto pluvial dimensiona o tamanho das calhas que irão conduzir a água da chuva, e a sua declividade, para que ela escoe até a rede municipal. A água da chuva não deve de forma alguma ser despejada na tubulação de esgoto, e é muito importante que a via pública tenha coletores para ambos os dejetos. 

 

Projeto hidrossanitário é com a Conceito Engenharia 

Precisa de supervisão qualificada no projeto hidrossanitário em seu imóvel em Belo Horizonte? A Conceito Engenharia é uma empresa especializada, que especifica para os clientes os procedimentos e materiais necessários, permitindo solicitar orçamentos, o que gera economia. Além de tudo, fazemos desenhos isométricos da instalação, que facilitam o controle, visualização e execução correta do projeto. 




Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial CONCEITO www.conceitoprojetos.com Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×