Avenida Raja Gabaglia, 1400 - 3° andar - Gutierrez - Belo Horizonte / MG 31 3654-4895

PMBOK: entenda essa metodologia e saiba como utilizá-la

Gostou? compartilhe!

PMBOK: entenda essa metodologia e saiba como utilizá-la

As profissões que envolvem diretamente a gestão de projetos estão cada vez mais exigentes no que tange à qualificação dos profissionais, tudo devido à alta demanda de projetos em todo o mundo. Até 2020, devem ser abertas mais de 15,7 milhões de oportunidades para atuação como gerente de projetos e muitas delas devem existir um conhecimento fundamental: o PMBOK.

O Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK) foi idealizado pelo PMI — Project Management Institute — e consiste em um verdadeiro guia de melhores práticas para a execução de projetos de qualquer natureza.

Quem deseja ingressar nesse mundo cheio de oportunidades não pode deixar de conhecer essa metodologia e como aplicá-la. Você faz parte desse time? Então vamos em frente!

O que é o PMBOK

O Guia PMBOK é a consolidação das melhores práticas de gerenciamento de projetos realizadas em todo o mundo, considerando-se o desenvolvimento em cascata, isto é, com o projeto planejado do início ao fim e executado conforme esse planejamento.

Atualmente, a metodologia PMBOK considera que todo projeto tem dez áreas a serem gerenciadas:

  • Integração;
  • Escopo;
  • Tempo;
  • Qualidade;
  • Custos;
  • Aquisições;
  • Pessoas;
  • Comunicações;
  • Stakeholders;
  • Riscos.

Quem pretende ser um ótimo gerente de projetos deve conhecer cada uma destas áreas e como elas se inter-relacionam, visando desenvolver uma gestão estratégica e focada no resultado esperado.

Por que usar o PMBOK?

Gerenciar projetos deixou de ser uma área de suporte para se tornar uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. Afinal, praticamente todas as ações que têm início, meio e fim podem ser consideradas projetos.

Acontece que muitas empresas ainda não se deram conta da necessidade de profissionalização nessa área, e é por isso que apenas 64% delas atingem seus objetivos com os projetos iniciados. Isso resulta não só em perda de tempo, mas em prejuízos financeiros que, muitas vezes, levam uma empresa à falência.

A melhor forma de evitar que um projeto fracasse é adotar uma metodologia de gerenciamento de projetos, como o PMBOK, e fazer com que todo o seu time fale a mesma língua e persiga os mesmos objetivos, atingindo um alinhamento perfeito entre planejamento e execução.

Segundo estudo da KPMG, 50% das empresas que não obtiveram sucesso em projetos usam uma metodologia de vez em quando. 25% nunca usaram e aproximadamente 5% não têm conhecimentos sobre metodologias de gerenciamento de projetos. Em contrapartida, das empresas que adotam uma metodologia em gerenciamento de projetos, 64% sempre são bem-sucedidas e aproximadamente 30% às vezes.

Em resumo, quem adota uma metodologia de gerenciamento de projetos tem muito mais chances de obter êxito, garantindo não só a finalização da iniciativa como a completa satisfação do cliente final.

PMBOK versus outras metodologias de gerenciamento de projetos

Existem muitas outras metodologias de gerenciamento de projetos que você pode adotar na sua empresa. No entanto, o PMBOK continua sendo a mais utilizada em todo o mundo porque é flexível e pode ser adaptada a qualquer tipo de projeto, seja na área de construção civil, tecnologia da informação ou até mesmo projetos administrativos.

Além disso, essa metodologia permite que o gerente de projetos tenha uma visão completa de todo o projeto desde o início, planejando suas etapas conforme as necessidades da empresa e distribuição de recursos. Os riscos são levantados previamente e toda a gestão pode ser acompanhada passo a passo.

Agora que você já sabe o que é PMBOK, que tal aprender mais sobre essa metodologia? Acompanhe novos conteúdos em nossas redes sociais!

 



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial CONCEITO www.conceitoprojetos.com Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×