
As profissões que envolvem diretamente a gestão de projetos estão cada vez mais exigentes no que tange à qualificação dos profissionais, tudo devido à alta demanda de projetos em todo o mundo. Até 2020, devem ser abertas mais de 15,7 milhões de oportunidades para atuação como gerente de projetos e muitas delas devem existir um conhecimento fundamental: o PMBOK.
O Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK) foi idealizado pelo PMI — Project Management Institute — e consiste em um verdadeiro guia de melhores práticas para a execução de projetos de qualquer natureza.
Quem deseja ingressar nesse mundo cheio de oportunidades não pode deixar de conhecer essa metodologia e como aplicá-la. Você faz parte desse time? Então vamos em frente!
O que é o PMBOK
O Guia PMBOK é a consolidação das melhores práticas de gerenciamento de projetos realizadas em todo o mundo, considerando-se o desenvolvimento em cascata, isto é, com o projeto planejado do início ao fim e executado conforme esse planejamento.
Atualmente, a metodologia PMBOK considera que todo projeto tem dez áreas a serem gerenciadas:
- Integração;
- Escopo;
- Tempo;
- Qualidade;
- Custos;
- Aquisições;
- Pessoas;
- Comunicações;
- Stakeholders;
- Riscos.
Quem pretende ser um ótimo gerente de projetos deve conhecer cada uma destas áreas e como elas se inter-relacionam, visando desenvolver uma gestão estratégica e focada no resultado esperado.
Por que usar o PMBOK?
Gerenciar projetos deixou de ser uma área de suporte para se tornar uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. Afinal, praticamente todas as ações que têm início, meio e fim podem ser consideradas projetos.
Acontece que muitas empresas ainda não se deram conta da necessidade de profissionalização nessa área, e é por isso que apenas 64% delas atingem seus objetivos com os projetos iniciados. Isso resulta não só em perda de tempo, mas em prejuízos financeiros que, muitas vezes, levam uma empresa à falência.
A melhor forma de evitar que um projeto fracasse é adotar uma metodologia de gerenciamento de projetos, como o PMBOK, e fazer com que todo o seu time fale a mesma língua e persiga os mesmos objetivos, atingindo um alinhamento perfeito entre planejamento e execução.
Segundo estudo da KPMG, 50% das empresas que não obtiveram sucesso em projetos usam uma metodologia de vez em quando. 25% nunca usaram e aproximadamente 5% não têm conhecimentos sobre metodologias de gerenciamento de projetos. Em contrapartida, das empresas que adotam uma metodologia em gerenciamento de projetos, 64% sempre são bem-sucedidas e aproximadamente 30% às vezes.
Em resumo, quem adota uma metodologia de gerenciamento de projetos tem muito mais chances de obter êxito, garantindo não só a finalização da iniciativa como a completa satisfação do cliente final.
PMBOK versus outras metodologias de gerenciamento de projetos
Existem muitas outras metodologias de gerenciamento de projetos que você pode adotar na sua empresa. No entanto, o PMBOK continua sendo a mais utilizada em todo o mundo porque é flexível e pode ser adaptada a qualquer tipo de projeto, seja na área de construção civil, tecnologia da informação ou até mesmo projetos administrativos.
Além disso, essa metodologia permite que o gerente de projetos tenha uma visão completa de todo o projeto desde o início, planejando suas etapas conforme as necessidades da empresa e distribuição de recursos. Os riscos são levantados previamente e toda a gestão pode ser acompanhada passo a passo.
Agora que você já sabe o que é PMBOK, que tal aprender mais sobre essa metodologia? Acompanhe novos conteúdos em nossas redes sociais!
Gostou? compartilhe!