Avenida Raja Gabaglia, 1400 - 3° andar - Gutierrez - Belo Horizonte / MG 31 3654-4895

5 dicas que vão ajudar no gerenciamento do condomínio

Gostou? compartilhe!

5 dicas que vão ajudar no gerenciamento do condomínio

Se você não é um síndico profissional, mas foi escolhido pelos demais moradores para exercer essa função mesmo sem ter experiência na área, certamente tem muitas dúvidas sobre gerenciamento de condomínio, não é?

Isso é extremamente normal e com o tempo é natural que você adquira mais conhecimento e tire essa tarefa de letra. Para ajudá-lo a acelerar esse processo, listamos aqui 5 dicas que vão te ajudar no gerenciamento do condomínio. Confira!

1. Tenha cuidado com a manutenção predial

Um dos principais cuidados que os síndicos devem ter é com a manutenção predial. Isso ocorre porque para ter liberação dos bombeiros e outros órgãos de fiscalização, o prédio precisa estar sempre em boas condições.

Além disso, um edifício bem cuidado resulta em melhor qualidade de vida para os moradores, que desfrutarão de um ambiente mais limpo, agradável e evitarão problemas como vazamentos ou infiltrações, por exemplo.

2. Faça uma prestação de contas transparente

Para que os condôminos não duvidem da sua honestidade, o ideal é sempre fazer uma prestação de contas muito transparente, mostrando aos moradores os resultados do fluxo de caixa do condomínio.

Detalhar os valores arrecadados com as taxas e em que eles estão sendo investidos também faz com que os moradores mais “reclamões” tenham conhecimento de como o dinheiro pago está sendo usado e, assim, reconheçam a importância de pagar o condomínio em dia.

3. Conte com um time de profissionais de qualidade

Ao contratar profissionais como porteiros, faxineiros e jardineiros, busque sempre pessoas com experiência nas áreas, com boa índole, além de educação e cordialidade.

Além das pessoas que trabalham diretamente no condomínio prestando serviços aos moradores, você também precisa ter um time de bons profissionais terceirizados como advogados e contadores. Esses especialistas devem estar sempre à disposição para lhe ajudar em qualquer problema jurídico ou contábil que envolva o seu condomínio.

4. Invista na comunicação interna

Para que tudo flua bem dentro do condomínio e sejam evitadas as fofocas, boatos e comentários maldosos, nada como investir em comunicação interna. E existem diversas formas de se fazer isso desde as mais tradicionais até as que envolvam as ferramentas tecnológicas que temos disponíveis hoje em dia.

As ferramentas tradicionais que podem ser utilizadas são os murais com avisos e comunicados nas áreas comuns, jornais internos, caixa de sugestões, etc. Mas se você preferir algo mais moderno, pode apostar nos fóruns online para discussão, redes sociais internas, boletins enviados via intranet, etc.

5. Compartilhe tarefas

É bastante comum que alguns síndicos — principalmente aqueles que não exercem apenas essa atividade — compartilhem tarefas com subsíndicos. Dessa forma, você pode eleger um subsíndico responsável pela área financeira, outro para a área jurídica, outro para o setor de comunicação, etc.

Isso fará com que cada pessoa seja responsável por um setor do condomínio, tendo o síndico que supervisionar e garantir meios para o bom andamento do trabalho de todos.

Pronto para colocar nossas dicas em prática e se tornar um expert em gerenciamento do condomínio? Conte para a gente nos comentários!




Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial CONCEITO www.conceitoprojetos.com Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×