Rua Capuraque, 72 - Belo Horizonte - Floresta \ MG 31 3654-4895

Entenda qual a melhor estrutura para construção

Gostou? compartilhe!

Entenda qual a melhor estrutura para construção

Concreto armado, estrutura metálica ou estrutura em madeira: afinal, qual a melhor estrutura para construção? Quais as vantagens e desvantagens de cada uma? Qual tipo de estrutura torna mais fáceis as adequações perante normas e certificações?

Saber mais sobre cada uma delas vai te ajudar na hora de construir ou adequar seu imóvel às normas de segurança, evitando problemas com os órgãos fiscalizadores. Leia aqui sobre as particularidades de cada tipo de estrutura!

Vantagens x Desvantagens

Concreto

O concreto tem como vantagem a variabilidade das formas, elevada durabilidade e resistência ao fogo. Além disso, não há necessidade de mão de obra especializada e esse material é facilmente encontrado.

Como desvantagem, temos que o concreto possui um peso próprio elevado, o que implica em uma fundação mais robusta para a edificação. É válido considerar também que o concreto necessita de grande quantidade de mão de obra e tem uma lenta execução, estendendo o prazo da obra.

Estrutura Metálica

O aço é uma estrutura leve e ideal para grandes vãos, que propicia o aumento do espaço útil interno da edificação. A estrutura metálica possui um tempo de execução menor que os demais materiais (até cerca de 15 dias) e é uma estrutura que necessita de um projeto estrutural bem pensado.

Devido ao detalhamento de seus encaixes, o aço necessita de mão de obra especializada. Isso também acaba por exigir planejamento para quaisquer mudanças na estrutura do projeto ao longo de sua vida útil.

Deve ser feita uma proteção especial contra ações químicas para que sua capacidade de suporte não seja comprometida. O intervalo entre manutenções dependerá do tipo de proteção utilizada, geralmente de 2 a 7 anos.

Outro cuidado a ser tomado diz respeito aos tipos de fechamento. São necessárias amarrações para garantir bons encaixes entre a estrutura de aço e o fechamento das paredes (que pode ter materiais variados, desde que o detalhe da amarração seja bem-feito).

Estruturas de Madeira

Esse tipo de estrutura propicia uma rápida execução, com uma obra mais limpa, organizada e com menor consumo de energia. Por ser leve, ela economiza nas fundações, diminuindo seus custos. Essa é uma opção sustentável para sua obra, desde que a madeira adquirida seja certificada.

Porém, a madeira tem alguns contras. Pode-se destacar a necessidade de mão de obra especializada, o que encarece o processo de construção. Ela exige proteção especial contra insetos e fungos, e sua manutenção deve ser realizada periodicamente (de 2 a 3 anos).

Adequação do projeto às normas vigentes

Independente do material utilizado em seu projeto, é necessário que ele se adeque às solicitações da prefeitura e do Corpo de Bombeiros. Essas medidas visam garantir que as obras sejam feitas corretamente e que haja segurança mínima contra incêndio e pânico nas edificações.

Por isso, é necessária a consulta a profissionais de arquitetura e engenharia especializados em projetos.

Ajuda de profissionais

Ao considerar tecnologias e normas para a construção de edificações, é importante consultar profissionais da área. Eles podem dar orientações em uma consultoria marcada sobre quais materiais escolher, ou mesmo fazer o projeto todo pra você dentro das leis e normas da sua cidade.

Algumas empresas garantem, inclusive, toda a execução dos procedimentos para a liberação perante o Corpo de Bombeiros e demais órgãos fiscalizadores, o que poupa muito trabalho para o cliente que não é da área.

Com todas as informações disponíveis neste artigo, pode-se dizer que a melhor estrutura para construção é aquela que atende aos objetivos do construtor naquele momento e responde às normas e regularizações necessárias para cada caso, garantindo sua segurança.

É importante pesar os prós e contras de cada tipo de estrutura e tirar suas próprias conclusões. Você também pode consultar profissionais para isso. Tenha em mente que, independente do material que escolher, será importante ficar atento à adequação das normas.

E para você, qual é a melhor estrutura para construção? Conte para nós nos comentários!




Gostou? compartilhe!

Whatsapp CONCEITO Whatsapp CONCEITO