Avenida Raja Gabaglia, 1400 - 3° andar - Gutierrez - Belo Horizonte / MG 31 3654-4895

O que é um projeto estrutural?

Gostou? compartilhe!

O que é um projeto estrutural?

O que é um projeto estrutural? 

 

Um projeto estrutural é um projeto complementar ao arquitetônico, cujo foco é o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes). Lida com a análise e o projeto de estruturas que suportam ou resistem cargas. A contratação de uma empresa ou de um profissional em engenharia civil é extremamente importante, uma vez que o engenheiro se preocupa em realizar o projeto da forma mais otimizada e detalhada possível, para evitar gastos desnecessários na obra e diminuir o custo de construção.

 

Qual a importância de um projeto estrutural?

 

São baseados em leis da física e no conhecimento sobre a segurança estrutural de diferentes materiais e geometrias. O projeto de engenharia estrutural utiliza vários elementos estruturais simples para construir sistemas estruturais complexos. É considerado por muitos o projeto mais importante, pois tem o objetivo de permitir que o edifício cumpra sua função primária sem entrar em colapso e sem deformar ou vibrar excessivamente.

 

Como se faz um projeto estrutural?

 

O projeto estrutural depende de um conhecimento detalhado da mecânica aplicada, da ciência dos materiais e da matemática aplicada para entender e prever como as estruturas suportam e resistem ao peso próprio e às cargas impostas. Para aplicar o conhecimento com sucesso, a Conceito Engenharia e praticamente todas as outras empresas do mercado utilizam softwares especializados em projetos estruturais, como o Eberick, por exemplo. Eles auxiliam no desenho, na análise e no projeto de estruturas com máxima precisão. Tais softwares também podem levar em consideração cargas ambientais, como as de terremotos e ventos.

 

Após adquirirmos todas as informações necessárias, como o projeto arquitetônico, detalhes e estrutura do solo e disponibilidade de mão de obra e de materiais no local, nós propomos ao cliente, em acordo com o arquiteto, o sistema estrutural ideal. Realizamos o cálculo da estrutura através de normas técnicas (NBR- 6118/2014 e NBR-6120/1980), analisando toda a estrutura, verificando o funcionamento da estrutura como um todo e de cada peça específica.

 

Entre em contato com a Conceito Engenharia

 

Somos uma empresa altamente qualificada nos ramos em que atua, entre eles, os projetos estruturais. A empresa possui atualmente mais de 200 milhões de m2 de projetos executados em diversos estados do Brasil, acumulando aproximadamente 350 serviços desde seu nascimento. Para você, que precisa de segurança, economia e compatibilidade com a arquitetura no seu projeto, somos a melhor do mercado para fundações, contenções, estruturas de concreto armado, estruturas metálicas e mistas.

 

Precisando de um projeto estrutural em Belo Horizonte? Ligue para (31) 3586-4895 ou nos chame no Whatsapp, pelo número (31) 99866-0348.

 



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial CONCEITO www.conceitoprojetos.com Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×