
Prevenir situações fatais em caso de incêndio ou em emergências similares é extremamente importante. E, além disso, saber lidar com esses tipos de situação também poderá evitar que ocorram tragédias, principalmente em locais que comportam maior quantidade de pessoas, como aconteceu com a Boate Kiss.
Portanto, para prevenir incêndios e tragédias e garantir a segurança dessas pessoas, foi criada a chamada Simulação de Abandono.
O que é Simulação de Abandono?
A Simulação de Abandono, em linhas gerais, é a simulação de evacuação de um local em caso de incêndio ou pânico, cuja realização deverá ser periódica. Ressalta-se que, em alguns estados, como o de São Paulo, essa simulação é obrigatória.
Quais os procedimentos de uma Simulação de Abandono?
Prevenir situações fatais em caso de incêndio ou em emergências similares é extremamente importante para que se garanta a segurança daqueles que frequentam lugares com maior capacidade de pessoas.
A Simulação de Abandono é a reprodução de um possível incêndio. Nesse momento, os funcionários de estabelecimentos empresariais ou os moradores de condomínios deverão, mediante um sinal de alerta, obedecer aos seguintes comandos:
- Mantenha a calma;
- Ande em ordem;
- Não corra;
- Não empurre ninguém;
- Nunca entre em elevadores;
- Não grite;
- Nunca volte para apanhar objetos;
- Feche as portas e janelas ao sair;
- Leve consigo os visitantes que estiverem no local;
- Não acenda ou apague luzes, principalmente se sentir cheiro de gás;
- Deixe a rua e as entradas livres para a ação dos bombeiros e do pessoal de socorro médico;
- Não suba escadas, apenas desça.
Qual a Importância da Simulação de Abandono?
A prevenção, sem dúvida alguma, é a melhor opção para evitar situações fatais em caso de incêndio ou emergências similares. Isso porque, apesar de demandar certo trabalho e custo, a prevenção poderá salvar os estabelecimentos e condomínios dos prejuízos decorrentes de situações como essas, que, quase sempre, são irreparáveis, tendo como exemplo a própria Boate Kiss.
Ao se deparar com situações de emergência, como incêndios, a primeira reação que uma pessoa tem é de desespero, por não saber como proceder. Por isso, ao se submeter a simulações de abandono por incêndio, ela terá total ciência de quais providências tomar e para que lado se direcionar a fim de evitar tragédias quando se deparar com uma situação de emergência
Vale ressaltar a importância dessa simulação, pois a tragédia que ocorreu na Kiss motivou a criação de uma Lei, denominada Lei Kiss (Lei Complementar nº 14.376/2013 do Estado do Rio Grande do Sul), cujo objetivo foi determinar medidas e fiscalizações a aplicar a fim de evitar que tragédias como essa aconteçam novamente.
Diante do ocorrido, alguns Estados também adotaram medidas mais severas de fiscalização e atentaram mais aos processos de concessão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), assegurando a regularização dos estabelecimentos diante do Corpo de Bombeiros, de acordo com a legislação.
É importante lembrar que existem empresas que podem te ajudar a regularizar o seu estabelecimento e garantir, assim, a segurança das pessoas que o frequentam.
Você gostou desse post? Deixe aqui o seu comentário!
Gostou? compartilhe!