Avenida Raja Gabaglia, 1400 - 3° andar - Gutierrez - Belo Horizonte / MG 31 3654-4895

Entenda a importância da simulação de abandono

Gostou? compartilhe!

Entenda a importância da simulação de abandono

Prevenir situações fatais em caso de incêndio ou em emergências similares é extremamente importante. E, além disso, saber lidar com esses tipos de situação também poderá evitar que ocorram tragédias, principalmente em locais que comportam maior quantidade de pessoas, como aconteceu com a Boate Kiss.

Portanto, para prevenir incêndios e tragédias e garantir a segurança dessas pessoas, foi criada a chamada Simulação de Abandono.

O que é Simulação de Abandono?

A Simulação de Abandono, em linhas gerais, é a simulação de evacuação de um local em caso de incêndio ou pânico, cuja realização deverá ser periódica. Ressalta-se que, em alguns estados, como o de São Paulo, essa simulação é obrigatória.

Quais os procedimentos de uma Simulação de Abandono?

Prevenir situações fatais em caso de incêndio ou em emergências similares é extremamente importante para que se garanta a segurança daqueles que frequentam lugares com maior capacidade de pessoas.

A Simulação de Abandono é a reprodução de um possível incêndio. Nesse momento, os funcionários de estabelecimentos empresariais ou os moradores de condomínios deverão, mediante um sinal de alerta, obedecer aos seguintes comandos:

  • Mantenha a calma;
  • Ande em ordem;
  • Não corra;
  • Não empurre ninguém;
  • Nunca entre em elevadores;
  • Não grite;
  • Nunca volte para apanhar objetos;
  • Feche as portas e janelas ao sair;
  • Leve consigo os visitantes que estiverem no local;
  • Não acenda ou apague luzes, principalmente se sentir cheiro de gás;
  • Deixe a rua e as entradas livres para a ação dos bombeiros e do pessoal de socorro médico;
  • Não suba escadas, apenas desça.

Qual a Importância da Simulação de Abandono?

A prevenção, sem dúvida alguma, é a melhor opção para evitar situações fatais em caso de incêndio ou emergências similares. Isso porque, apesar de demandar certo trabalho e custo, a prevenção poderá salvar os estabelecimentos e condomínios dos prejuízos decorrentes de situações como essas, que, quase sempre, são irreparáveis, tendo como exemplo a própria Boate Kiss.

Ao se deparar com situações de emergência, como incêndios, a primeira reação que uma pessoa tem é de desespero, por não saber como proceder. Por isso, ao se submeter a simulações de abandono por incêndio, ela terá total ciência de quais providências tomar e para que lado se direcionar a fim de evitar tragédias quando se deparar com uma situação de emergência

Vale ressaltar a importância dessa simulação, pois a tragédia que ocorreu na Kiss motivou a criação de uma Lei, denominada Lei Kiss (Lei Complementar nº 14.376/2013 do Estado do Rio Grande do Sul), cujo objetivo foi determinar medidas e fiscalizações a aplicar a fim de evitar que tragédias como essa aconteçam novamente.

Diante do ocorrido, alguns Estados também adotaram medidas mais severas de fiscalização e atentaram mais aos processos de concessão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), assegurando a regularização dos estabelecimentos diante do Corpo de Bombeiros, de acordo com a legislação.

É importante lembrar que existem empresas que podem te ajudar a regularizar o seu estabelecimento e garantir, assim, a segurança das pessoas que o frequentam.

Você gostou desse post? Deixe aqui o seu comentário!



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial CONCEITO www.conceitoprojetos.com Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×